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Morre Erik Carlsson: As vezes não se trata apenas de conquistar títulos mas de se fazer historia.

Posted by on 27/05/2015

Aos 86 anos, HOJE (27/05/15) morreu Erik Carlsson o piloto de rally, nascido na Suécia e residente na Grã-Bretanha, nunca ganhou um campeonato e venceu algumas corridas. Logico que não estamos considerando o fato de que ele no romance Ice-breaker de Jonh GArdner´s foi quem preparou James Bond 007 (sim o espião) para pilotar na missão no ártico e ainda em outro livro License Renewed, aparece entregando um Saab 900 turbo a James Bond. Digamos assim, você não coloca um qualquer para treinar James Bond, concorda? Você pode dizer “Mas é ficção!” e eu respondo.. Sim é ficção, James Bond… Erik, não! Ele tinha capacidade para isso e o publico sabia.

Erik Carlsson e o Sonett III

Os SAAB no qual ele competia tinham pouca cavalaria em baixa e por isso precisava manter a rotação no alto o tempo todo. Foi ele que desenvolveu e aprimorou a técnica de frear com o pé esquerdo sem tirar o pé direito do acelerador e ainda de maneira a soltar a traseira do carro para concluir a curva, coisa de James Bond.

Alem disso escreveu um livro de grande sucesso chamado “The Art and Technique of Driving” que acabou sendo traduzido para Dutch, Alemão, Japonês e Espanhol. A expressão “Carlsson on the roof” foi criada pois em um livro infantil o personagem Karlson (com K) vivia no telhado do prédio, mas no caso do nosso piloto Carlson ele era chamado assim porque simplesmente, achava VALIDO capotar controladamente um carro, caindo novamente nas 4 rodas e seguindo viagem para desviar por exemplo… De uma grande poça de lama!!! (A equipe da FORD tentou tambem com seu FORD CORTINA) destruíram o carro…

Uma replica do carro utilizado por Erik

Definir Erik Carlsson sempre foi e será uma missão difícil a não ser citando casos que ocorram em sua carreira, como uma vez que no meio do Rally seu carro necessitava de peças de reposição até que em um estacionamento de um mercado ele encontrou um modelo novinho igual ao que ele usava, não pensou duas vezes, começou a desmontar o carro e com a chegada do dono, furioso, sobrou para o copiloto explicar tudo inclusive que o mesmo iria receber um carro novo pelo favor. No final? Ele completou a corrida, pontuou e até o final da vida ele e o proprietário do carro (agora amigos) trocavam cartões de natal.

Na época cada dano no carro era pontuado ou seja, quanto mais moído um carro chegava mais penalidades tomava, enfim… Próximo ao fim da corrida, Erik simplesmente desceu do carro, atacou o carro de apoio da equipe, arrancou as peças danificadas e colocou no seu carro, como ficou na cara que ocorreu uma troca já que apenas as partes “novas” estavam limpas e não existia uma torneira a quilômetros de distancia, ele não pensou duas vezes… lavou o carro… com gasolina. Bom, o carro chegou limpo e após tudo, já nas festividades era possível ver um carro limpinho com porta e parachoques encardidos de lama e danificados destoando do conjunto, era o carro de apoio.

Grandes corridas

1955 1st / the Rikspokalen – Saab 92
1957 1st / the 1000 Lakes Rally – Saab 93
1959 1st / the Swedish Rally – Saab 93
1959 1st / the Rallye Deutschland – Saab 93
1960, 1961, 1962 1st / the RAC Rally – Saab 96
1960 2nd / the Akropolis Rally – Saab 96
1961 4th / the Monte Carlo Rally – Saab 95
1961 1st / the Akropolis Rally – Saab 96
1962, 1963, 1st / the Monte Carlo Rally – Saab 96.
1962, 7th / East African Safari Rally – Saab 96
1963 2nd / the Liège-Sofia-Liège Rally – Saab 96
1964 1st / the San Remo Rally (Rally dei Fiori) – Saab 96 Sport
1964 2nd / the Liège-Sofia-Liège Rally – Saab 96
1964 2nd / the East African Safari Rally – Saab 96
1965 2nd / the BP Australian Rally – Saab 96 Sport
1965 2nd / the Akropolis Rally – Saab 96 Sport
1967 1st / the Czech Rally – Saab 96 V4
1969, 3rd / Baja 1000 – Saab 96 V4
1970, 5th / Baja 1000 – Saab 96 V4

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