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Primeira etapa Campeonato Estadual de Rally de Regularidade do Rio de Janeiro 2018 – Maricá

Posted by on 14/03/2018

foto de capa carro 30

No dia 10/03/18 ocorreu a Primeira etapa Campeonato Estadual de Rally de Regularidade do Rio de Janeiro 2018, projeto da Trovão Verde, capitaneada por Eduardo da Hora, com o objetivo de trazer novamente ao Rio de Janeiro não apenas o rally de regularidade mas também criar um verdadeiro celeiro para novos pilotos e colocar o estado no mapa nacional do esporte vai de vento em popa com resultados no minimo otimistas.

Alem de todos os carros devidamente adesivados, chamadas no sistema de som e muita divulgação, alguns fornecedores de produtos e serviços compareceram ao evento

Alem de todos os carros devidamente adesivados, chamadas no sistema de som e muita divulgação, alguns fornecedores de produtos e serviços compareceram ao evento

Uma grande jogada da nova administração ao custo de gastos absurdos com deslocamento é a busca de patrocínios e parcerias diversas, incluindo grupos de offroad, empresários, profissionais de diferentes áreas e conquistando apoio local, formula que vem dando certo!!

Com uma super estrutura todas as equipes e expectadores foram bem acolhidos antes e após a prova.

Com uma super estrutura todas as equipes e expectadores foram bem acolhidos antes e após a prova.

O cenário escolhido para inicio da temporada foi o município de Maricá/RJ com duas opções de traçado, um exclusivo para a categoria NOVATOS e outro para as demais categorias sendo elas: Graduados, Turismo, Turismo Light e UTV. A região não é novidade para quem acompanha o rally desde o seu inicio em 2017, sendo a AREIA sua característica mais marcante e com exceção dos pilotos da categoria de entrada (que não tiveram areia mais tiveram bastante dor de cabeça com balaios e pegadinhas), trouxe muitos desafios para as equipes em um ensolarado dia de calor causticante.

Todo o conforto disponibilizado aos competidores foi igualmente compartilhado com a equipe da organização, comissários e cronometragem

Todo o conforto disponibilizado aos competidores foi igualmente compartilhado com a equipe da organização, comissários e cronometragem

O certame contou com mais de 60 pilotos de acordo com a organização e teve o competente BOCA representando a tecnologia TOTEM alem dos representantes da FAERJ e CBA. Aliado a isso uma competente cobertura de mídia apresentada antes, durante e depois da prova registrou diversas partes do evento, apesar de ter um numero reduzido de fotos na categoria NOVATOS, ajuste que a organização já prometeu resolver logo na próxima etapa.

Mas mesmo assim não ficaram carentes! Com suporte da profissionalíssima Carol que junto com outros grandes profissionais atuaram com a plataforma FOTOP, uma empresa no mercado a mais de 10 anos, com experiência em vários eventos na disponibilização das fotos a galera conseguiu o registro de diferentes momentos no evento, ninguém foi esquecido. Caso queira conferir vá em frente e visite http://www.fotop.com.br

NOVATOS

O lindo BAJA da dupla Claudio e Fabio Dargan em ação.

O lindo BAJA da dupla Claudio e Fabio Dargan em ação.

Um dos grandes diferenciais da temporada de 2017 foi a opção de correr a categoria novatos, com isso uma planilha especial para a categoria compatível com veículos de passeio 4×2 (mas liberada a todos os 4×4 e diferentes tipos de chassis) e com um numero menor de trechos foi disponibilizada com os arquivos compatíveis totem. Geralmente a liberação desses arquivos leva a uma grande polemica sobre o uso de softwares e hardwares de navegação comparada em diversos rallys pelo Brasil por ser uma categoria para iniciantes, porem, tendo em foco os objetivos sinalizados pelo rally carioca, entre eles a criação de novos pilotos e sua subida para outras categorias de acordo com sua evolução, faz sentido. Hoje, existem opções gratuitas que podem ser utilizadas inclusive com o GPS e desde que bem manipulados os softwares apresentam boa precisão, trata-se apenas de aprender a usar e praticar. Sair de uma categoria sem o uso de aplicativos e ir para outra logo de cara, pode ser algo difícil de absorver. Dessa forma faz sentido estimular o uso de equipamentos das categorias superiores.

O jeep Renegade de Alexandre Mello e Eric Guedes se desloca após adesivação

O jeep Renegade de Alexandre Mello e Eric Guedes se desloca após adesivação

O Emis impecável da dupla Marcio e Gabriel acelera no traçado em busca da regularidade.

O Emis impecável da dupla Marcio e Gabriel acelera no traçado em busca da regularidade.

A dupla Alexandre Mello e Eric Guedes a bordo de um Jeep Renegade, se mantiveram constantes ao longo da prova oferecendo a Márcio Luiz e Gabriel Omar (Buggy) um bom equilíbrio na disputa e se mantendo na frente por 944 pontos, tal disputa não causa surpresa a quem acompanha o rally antes mesmo da nova organização, com exceção de Márcio Luiz (Que possui experiencia comprovada em seu Buggy Emis em diferentes eventos e terrenos), Eric, Alexandre e Gabriel competiram em 2015 sob a antiga organização do carioca, trazendo novamente um terreno fértil para grandes pegas. Próximo a eles Cláudio e Fabio Dargan (baja) chegaram a ficar em segundo lugar mas aparentemente algo ocorreu na segunda parte da prova aonde um grande numero de pontos foi acumulado e sacramentando sua posição em terceiro.

GRADUADOS / TURISMO / TURISMO LIGHT / UTV

O bicho pegou para os competidores da planilha principal do evento

O bicho pegou para os competidores da planilha principal do evento

Apesar do talento na navegação e pilotagem da categoria NOVATOS, os competidores das categorias que correram com a planilha “principal” merecem uma pedra polida no altar da gloria, com toda a sorte de desafios na areia passaram por grandes provações, seja na navegação seja ao menos conseguir cumprir o trajeto sem atolar, com uma prova com essas características tão justas a experiencia em areia e até mesmo conhecer o local faz diferença. O forte sol colocou a prova não só a estafa das equipes como também a durabilidade mecânica dos bólidos.

Piloto e navegador, Marco Gonçalves (mulambo) / Felipe Rezende tentando de todas as formas não sucumbir aos desafios da etapa.

Piloto e navegador, Marco Gonçalves (mulambo) / Felipe Rezende tentando de todas as formas não sucumbir aos desafios da etapa.

A etapa de Maricá ano passado (temporada 2017) apresentou dificuldade semelhante a prova de 2018, seja quanto aos diversos balaios, seja também por inclusão de dunas e até mesmo longos trechos de deslocamento na areia, porem, endossado pelas pontuações das equipes, fica evidente que 2018 teve alguma coisa de especial, um certo capricho na vontade de fazer os competidores ficarem tristes pelo fim da prova mas gratos por estarem ao menos vivos ao final dela.

Uma verdadeira batalha ocorreu nas areias de Maricá. Reduzindo toda e qualquer vantagem dos bólidos a fé e muito braço. Tempo era só uma consequência, a busca era por conseguir completar.

Uma verdadeira batalha ocorreu nas areias de Maricá. Reduzindo toda e qualquer vantagem dos bólidos a fé e muito braço. Tempo era só uma consequência, a busca era por conseguir completar.

Foi comum cruzar com carros e UTVs perdidos pelo circuito o que deixava tudo um pouco mais arriscado e complicado, já que em muitos trechos, parar o carro significava atolar, causando assim bastante desgaste. Isso pode explicar um expressivo numero de erros de navegação detectados ao fim da prova e até mesmo algumas ressalvas por parte dos pilotos quanto algumas tulipas.

Não se sabe se é um dos objetivos dos organizadores atuais do campeonato carioca, mas definitivamente, mesmo ainda na temporada de 2017, ficou evidente que a mão “pesa” na hora de fazer o trajeto. Mas parecem saber muito bem o que estão fazendo e o que desejam dos competidores, já que apesar da dificuldade acima da média, nenhum ponto ou parâmetro de precisão do levantamento é ignorado. Difícil, agressiva mas perfeitamente navegável, não basta navegador… É preciso carro e piloto.

Vamos aos resultados!!

Todas as categorias perfiladas no pódio

Todas as categorias perfiladas no pódio

Categoria Novatos:

Alexandre Mello / Eric Guedes (Enseg Rally Team) – Jeep Renegade
Márcio Luiz / Gabriel Omar (Speed Buggy) – Buggy
Cláudio Dargan / Fabio Dargan – Baja
Gabriel Doctorovich / Felipe Sarandy – Toyota Fielder
Alexandre Anselmo dos Santos / Mauro Silva de Macedo

Graduados:

Bruno Calixto / Paulo Manso
Marcus Castelan (optimus) / Roberta Castelan (JCM TEAM) – Troller T4

Turismo:

Paulo Cesar (pc) / Claudio Leandro (minhoca) – Troller T4
Victor Gonçalves / Vinicius Santos (Gamela Off-Road)
Rodolfo Rangel / Aline Fraga – Pajero Full
Bruno Santoro / Telmo Martins – Grand Vitara
Marco Gonçalves (mulambo) / Felipe Rezende – L200 Savana

Turismo Light:

André Costa / Pedro Henrique – Troller T4
Pedro Duncan Pessanha / Eduardo da Silva Monteiro
Fernanda Mendonça / Rodrigo Mendonça (JCM TEAM) – L200 Triton
Leonardo Fontana / Edson da Costa (bidu)(JCM TEAM) – L200 Triton
Wenner Wollmann / Gabriela de Paula

UTV:

Grabriel Andrada / Anna Victoria – Polaris RZR1000
Rickson Cunha da Silveira

E foi isso ai!

No final uma prova complexa e muito física na luta para se livrar de bolsões de areia, dunas e outros desafios naturais do circuito aliada com uma planilha inicialmente vista como “curta” mas que ao longo do certame parecia interminável. Pilotos e navegadores veteranos e muito experientes cravando pontuações altas em diversas categorias e novas revelações chegando. A temporada de 2018 tem tudo para ser muito agitada recheada de surpresas, alegrias e logicamente muito trabalho para as equipes.

Preparem-se!! O próximo encontro esta marcado, anote ai!! Será no dia 26/05/18 em Itaipava!

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