Conforme noticiamos em nossa matéria anterior (CLIQUE AQUI) um novo organizador resolveu adotar a responsabilidade de manter o Campeonato Estadual de Rally de Regularidade do Rio de Janeiro com apoio total e irrestrito da FAERJ/CBA. Sem dúvidas nenhuma Eduardo da Hora junto com sua equipe da Trovão Verde e patrocínio principal da Azurra/Jeep, Autoribas serviços automotivos, Bidusom, Trilha Barra, Daflon Pneus e Giovanni autocenter foi o primeiro vencedor do dia.
A primeira etapa do Rally chegou com forte divulgação, data confirmada, apoio e representatividade CBA/FAERJ, alem de toda infraestrutura necessária. Todos os carros foram devidamente vistoriados e liberados, assim como todas as documentações devidas e necessárias, itens como pneus, cintos, iluminação e etc não passaram ao largo e foram considerados de grande importância.
O certame amplamente divulgado tomou forma no dia 25/03/17 em Duque de Caixas, Xerém/RJ com abertura da secretaria e vistoria técnica as 08:00 e final da vistoria técnica marcada para as 9:45 horas, com previsão de largada as 10:00 do carro 00 e chegada as 14:00 do primeiro carro e Cronometragem a cargo da GPS CONTROL.
Ocorreu um pequeno atraso na largada, totalmente compensado e controlado pontualmente pela cronometragem devido alguns detalhes como a chuva que caiu na região nos dias anteriores que elevou o nível do traçado previsto para a competição, nada complicado de se adequar para competidores de rally entretanto o circuito foi realizado/revisado antes da liberação e mudanças comunicadas no Briefing antes da largada.
Com 31 duplas em duas categorias, Turismo e Turismo Light o evento prosseguiu honrando a tradição dos bons eventos de regularidade, imprevisibilidade e incerteza nas condições do circuito e abordagem desafiadora seja no terreno seja nas dificuldades diversas encontradas pelas equipes. Dentre os desafios em destaque o fato do aumento de dificuldade dos atoleiros encontrados no circuito que ocasionou algumas “atoladas” inevitáveis, valas ocultas, um poste de luz que despencou em um trecho e testou a fé dos navegadores em seus aparatos (que não inviabilizou seguir a planilha), uma indicação com erro, que foi considerada no resultado e (pasmem) um bloqueio temporário do MST, sim, Movimento Sem Terra que se formou de forma espontânea e oportunista assim que perceberam o fluxo de carros mas que foi debelada pela ação pronta e sagaz das equipes e negociada pessoalmente pelo organizador do evento que esteve presente ao longo da prova supervisionando.
Devido a esses pequenos detalhes a crono solicitou um maior tempo para análise de requerimentos, verificação dos trechos e etc. Após a prova, toda infraestrutura com banheiros, lanchonete, restaurante aguardavam os competidores e ao final uma bela premiação com um excelente e bem cuidado troféu. Todos os participantes receberam diante do desafio de completar a prova, medalhas para comprovar com o orgulho o que pode ser o renascimento da categoria Regularidade no Rio de Janeiro.
RESULTADOS
Um detalhe que merece ser comentado é quanto a disponibilidade dos resultados, você pode encontra-los direto no site da FAERJ, site da GPS CONTROL e também no site da organização do evento!! Abaixo você tem os três links diretos para os resultados.
RALLY 4X4 NA VEIA – Organizador
GPS CONTROL – Cronometragem Oficial
FAERJ – Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro
E COMO FORAM A EQUIPE DO DIARIOS DE JUDITH!?
Ah! Achamos que não fossem perguntar!! Sim nos saímos muito bem após um longo período de ferias forçadas. Sem duvida nenhuma voltar ao bom e velho perfil do rally carioca com muitas trilhas, mato e lama distribuídos em um traçado livre e longo e necessitando de pouco deslocamento até o evento, nos privilegiou e poupou alem do investimento de hospedagem e etc, energia.
Outro ponto positivo foi SAKURA, nossa Suzuki Sidekick. Com o fim da categoria Universitários e novos regulamentos regidos não só pelo organizador mas pela FAERJ/CBA precisamos integrar mais um carro na frota e a escolhida foi Sakura, uma simpática e temperamental Suzuki Sidekick 1993, mas ela não veio só, veio com seu motor 1.6 16v, lift comportado, proteção completa e um bom estado de conservação.
No mais foi isso!! Um campeonato voltando as origens, realizado no estado do Rio de Janeiro, com levantamento e traçado diferente para as etapas e uma organização se esforçando ao máximo junto com patrocinadores e a própria CBA e FAERJ para trazer o melhor. Vejamos o que virá pela frente!!!