Existem algumas coisas que são inexplicáveis, como o bobo e caricato toque que Neuville deu com sua suspensão traseira no Rally Monte-Carlo 2017 que destruiu sua liderança incontestável. Em nosso resumo chegamos a declarar que foi um dos fatos mais tristes ocorrido no WRC nos ultimos tempos, ok, mas poderia acontecer. Entretanto o improvável, o inconcebível, o inexplicável ocorreu novamente, como um drama e em cores e nuances assustadoras, já que novamente com grande vantagem, novamente no penúltimo dia, outra vez no ultimo trecho… Sim, Thierry Neuville, tocou com seu Hyundai i20 WRC por dentro de um obstaculo e mais uma vez arruinou com suas chances.
Com isso a queda de braço que estava sendo travada com Latvala teve de fato um fim, apesar de termos visto Neuville praticamente sacramentar o resultado, novamente a roda da fortuna girou e foi contra Neuville. Antes em segundo com uma grande diferença para Neuville, agora Latvala conta com 3.8 segundos de vantagem em cima de TANAK, que podemos dizer ser um grande vitorioso nessa etapa do rally pois conseguiu uma boa recuperação do inicio até esse momento. Sebastien Ogier, líder do campeonato, vencedor do Rallye Monte-Carlo segue em terceiro.
Este é o segundo rallye que o Belga Neuville colide e perde uma segura liderança e com certeza absoluta por mais que se pense em equipe, por mais que se pense que essas coisas acontecem de fato acreditamos que a Hyundai, no momento que teve a chance de pegar para si Sebastien Ogier que estava fora do jogo devido a saída da Volkswagen, mas preferiu se manter com o cast atual, com certeza não existe outra possibilidade… Nesse momento a Hyundai esta pensando e respirando fundo.
Deixamos claro, a Hyundai não é só a favorita como tem a obrigação de vencer a temporada 2017. Sejamos francos a equipe esta investindo muito alto, muito tempo e já aguardou a sua vez durante anos! A saída da Volkswagen depois de 4 campeonatos seguidos foi como um “Olha, esta com você!” e estamos vendo essa chance escorrer pelos dedos… Duas provas, seguidas, no momento da virada praticamente sem pontuação.
Em contra partida temos Latvala e a estreante TOYOTA com seu Yaris, magníficos, um conjunto que tem funcionado muito bem, uma grande sorte aliada a incontestável competência. Mesmo assim por precaução, Latvala conta que cometeu um erro de calculo ao levar duas rodas com pneus montados no carro aumentando o peso do mesmo e atrasando-o em alguns preciosos segundos: “Eu carreguei muito peso na traseira e com isso perdi muito tempo em curvas longas”. Já Ogier, dessa vez livre de abrir o trajeto conseguiu rapidamente tirar a quarta colocação de Kris Meeke, porem mesmo assim o francês se mostrou decepcionado com o desempenho.
Meeke seguia então confortável em seu quinto lugar com seu Citroen C3 até que saiu da pista e acertou um banco de neve no penúltimo percurso. Os fans conseguiram erguer seu carro e o colocar de volta a pista mas para isso levaram intermináveis 8 minutos o deixando fora da listagem dos lideres. Com isso Sordo foi para a quarta colocação com 25 segundos de diferença para Craig Breen que confessou estar muito cauteloso com seu bólido após alguns erros que rolaram ontem.
Evans em sexto na frente de Paddon que pilotou grande parte do dia sem auxilio na direção e por isso perdeu preciosos quatro minutos enquanto praticava luta livre com seu Hyundai i20 WRC. Lefebrve e o líder da WRC 2 completaram as colocações. Já a Neuville resta reiniciar em 13º lugar com uma penalidade de 10 minutos.
Nos vemos amanha!