Ele completou o trecho mais longo dos 4 dias de rallye sem se dar conta do gelo e neve pelo caminho cravando 28.1 segundos de vantagem com seu Hyundai i20 WRC em cima do finlandês, Ott Tanak por sua vez terminou em terceiro 21.6 segundos atrás do segundo colocado Latvala. De inicio nas duas parciais Neuville venceu e colocou pressão, porem sendo superado por Latvala que não esperava deixar nada barato aumentando a aposta enquanto ousava mais e mais com seu Toyota Yaris, porem era o máximo que Latvala tinha a oferecer para o dia, sendo superado em muito por Neuville nos três trechos restantes, um verdadeiro cruzado de direita que encerrou as pretensões de Latvala pelo menos por hoje, isso sem contar que o Hyundai se recusava a fechar a porta, ou seja, brincadeiras a parte, Neuville precisava usar uma das mãos para segurar a porta.
“Latvala tinha as vantagens das condições climáticas do inicio do dia, porem a tarde isso foi melhorando para o meu lado, pegando uma pista mais limpa e fui aproveitando para melhorar. O ultimo estagio estava bem complicado com o anoitecer e minha porta simplesmente se negava a fechar, me deixando bem perturbado”
Já Tanak desde a primeira prova do ano não consegue de jeito algum dar um jeito em seu cambio, toda hora, todo momento, cada quilometro, cada córner sempre a mesma reclamação de que a caixa esta pulando marcha, entretanto, como no outro rallye (monte-carlo) basta resolverem o problema e ele volta a aparecer bem colocado, dessa vez entre os três primeiros.
Kris Meeke terminou 2.1 segundos atrás de Tanak garantindo a quarta colocação após entregar de bandeja para Tanak a terceira colocação ao cometer um erro no estagio final jogando seu Citroen C3 em um banco de neve. Sebastien Ogier que ficou com a missão de abrir a pista encarou as piores condições possíveis mas se manteve em quinto com apenas 3.9 segundos atrás de Meeke e Paddon logo a seguir com seu Hyundai i20 WRC, o que foi uma boa melhora para seu começo decepcionante.
Dani Sordo em sétimo, lembrando do bizarro incidente em que o acabamento de seu teto caiu e literalmente o fez perder um hairpin (uma curva fechada) Craig Breen duas vezes bateu com seu C3 em bancos de neve e Elfyn Evans cravando nono após perder mais de 90 segundos com um furo no pneu. Lefebre chegando em decimo fecha o top ten do dia e agora o futuro fica com o sábado que garante boas emoções e dois traçados clássicos para testar as tripulações do WRC.
Nos vemos em breve!