Não sejamos apressados, não sejamos injustos com os outros pilotos e equipes mas sejamos realistas…. Sébastien Ogier como sempre dizemos aqui no Diários de Judith não é desse planeta. Para quem não se lembra, uma pequena recordação: ESSE CARA ESTAVA SEM EMPREGO COM A SAÍDA DA VOLKSWAGEN DO MUNDO DO WRC e agora retorna com Ford Fiesta e simplesmente crava o melhor tempo no “aquecimento” do WRC? É de fato dessa forma? Simples assim?
É… aparentemente para ele é desse jeito mesmo, simples!
Em sua primeira aparição publica com o Ford Fiesta da M-Sport cravou o melhor tempo após percorrer os 3.35 kms do Shakedown sendo 4.2 segundos mais rápido que o Skoda Fabia R5 WRC2 spec de Andreas Mikkelsen’s e 1.9 segundos na frente de seu companheiro de equipe Ott Tänak.
Já Jari-Matti Latvala deu a Toyota um bom começo cravando o quarto melhor tempo com seu Yaris, apenas 1 segundo atrás de Tänak, os companheiros de equipe Hayden Paddon and Dani Sordo completaram os seis melhores tempos com seus Hyundai i20.
O tempo se manteve estável, seco. Em contra partida a previsão para o inicio das especiais é que a neve aliada a alta altitude deixem as coisas um pouco escorregadias na sexta feira e no sábado. A grande maioria dos pilotos optaram por economizar seus pneus de cravo para o rally apenas usando uma configuração de pneus de inverno menos agressiva ou mesmo pneus super macios, desta forma o Shakedown também serviu para dar algumas pistas de como irão se portar as equipes ao longo da prova.
“Preferimos economizar nossos pneus de inverno para o Rally”, declarou Kris Meeke da Citroen que cravou um tempo 20 segundos mais lento que Ogier e se tornou o carro mais lento de todos os atualizados na especificação 2017 (Esse ano diversos carros foram modificados atendendo a novas especificações mais competitivas).
E complementa,
“Escolhemos um Slick que se mostrou uma escolha completamente equivocada, porem, nós queremos guardar nossos pneus para o Rally. Normalmente temos pneus de cravo suficiente, mas aqui no Shakedown se você danificar um deles é menos um com o qual você pode contar no rally e isso pode representar uma desvantagem”
E vamos para os 10 melhores tempos: