Após um inicio de problemas atrás de problemas, Tänak ressurge das cinzas voando com fúria para recuperar o tempo perdido e conseguindo ficar em quarto no quadro geral. Para isso ele superou Andreas Mikkelsen após Mads Ostberg, Hayden Paddon e Thierry Neuville em Ouninpohja e Päijälä (Já expliquei que esses nomes são complicados mesmo). A chuva que caiu fez com que Tanak escolhesse pneus de composto macio porem ao contrario do que pensava a pista começou a secar. “Fomos nos pneus errados e ficamos um pouco presos mas mantivemos a luta”, ele disse.
Já Kris Meeke foi o mais rápido nos dois estágios, lembrando que ele é o líder desse Rally até o momento e com isso só reforçou sua posição em uma devastadora performance, primeiro em Ouninpohja cravando 5.8seg em cima de Jari-Matti Latvala antes de superar o finlandês por um decimo de segundo em Päijäla cravando uma folga de incríveis 42.3seg em sua liderança. “Estou com uma boa vantagem e bom ritmo para manter minha concentração, esses estágios foram muito proveitosos”, crava Meeke.
Já Latvala esta aliviado de ter saído incólume de Päijälä: “Eu comecei com um bom ritmo e realmente vinha bem mas em um momento confundi as anotações e fui um pouco mais rápido do que deveria. Aterrissei do lado de uma vala e vi os fans começarem a correr!!!”, disse Latvala. Craig Breen se manteve em terceiro apesar de ter perdido preciosos segundos em Päijälä. “Eu não pilotei no trecho com a velocidade apropriada devido ao acidente de Camilli. É um trecho verdadeiramente rápido e você precisa estar realmente comprometido mas não consegui me concentrar, eu tentei, mas o que fazer?”.
Neuville, Paddon e Østberg estão separados por 4.0seg e abriram um espaço em relação a Andreas Mikkelsen, que encarou a pior parte da lama e cascalho por abrir o trecho.Kevin Abbring em 10º perdeu seus paddle shift (borboletas de volante para troca de marcha) em seu Hyundai i20 e seu motor falhou quando mudou para o manual.