Hoje dia 10/06/16 é o segundo dia do Rally Sardgna e vamos atualizando por aqui o que vai rolar ao longo do dia. Hoje serão disputadas da SS2 até a SS9.
Após a abertura desta sexta feira (10/06/16), Ogier lidera esta etapa do WRC após confronto direto com seu companheiro de equipe Jari-Matti Latvala.
Latvala foi 1.3 segundos mais rápido que Hayden Paddon após o curto trecho de abertura entre Ardara e Ozieri se mantendo na frente ao final do primeiro dia, porem o francês devolveu a gentileza após vencer o trecho, bem mais longo, até Tula e conseguiu deixar seu Volkswagen Polo R novamente na frente por apenas 0.6 segundos em uma acirrada batalha.
Ogier foi quem abriu o trecho e apostou forte em um composto macio da michelin para encarar a batalha com a esperança de obter um pouco mais de aderencia em um trecho bem escorregadio (Gravel) e apostou bem! Porque conseguiu de fato garantir a vitoria em Tula porem ficou assustado com os estragos no pneu devido a temperatura e impactos sofridos no trecho.
“É duro, bem no limite e talvez até um pouco mais, porem com as condições aqui eu tinha que tentar. O primeiro trecho foi bem mais escorregadio do que eu esperava, mas mesmo assim sem grandes surpresas”
Cada vez mais a escolha dos pneus tem se tornado um ponto critico, diversos pilotos optam por compostos mais duros em seus pneus nos eixos dianteiros e macios nos traseiros buscando um bom equilíbrio e o máximo de aderência. Latvala é um desses mas mesmo assim o finlandês não ficou satisfeito com o balanço de seu bólido.
“É difícil definir e dizer que esta certo mas eu lutei, sofri com os efeitos de Oversteer (frente tende para dentro da curva) e também com Understeer (frente tende para fora da curva). O equilíbrio do carro não esta ideal mas fizemos uma escolha para todo o percurso e acho que foi a decisão acertada”
Na SS3 Thierry Neuville garantiu o terceiro lugar em seu Hyundai i20 WRC apenas 2.4 segundos atrás de Ogier. Andreas Mikkelsen acompanhou a escolha de Ogier em relação aos pneus e conseguiu ficar com a quarta colocação com Hayden Paddon e Mads Osterberg completando os seis mais rápidos, a diferença de tempo entre o primeiro e o sexto é de apenas 10 segundos.
Ott Tanak perdeu o controle de seu Ford Fiesta RS ainda na SS2 enquanto problemas no motor do Hyundai i20 de Kevin Abbring o atrasou mais de 3 minutos. Eric Camilli teve problemas tambem com seu Ford Fiesta RS provalvemnte com a quebra de um diferencial traseiro. Valery Gorban e Yazeed Al Rajhi rodaram apenas 700 metros após a largada e pararam.
Atualizado (10/06 – 09:00)