Kris Meeke venceu esta manhã o Rali de Portugal, dando à Citroen a sua primeira vitória do ano. O piloto britânico venceu com quase 30 segundos de diferença sobre Andreas Mikkelsen e 34,5 segundos Sebastien Ogier – o francês venceu a Power Stage de Fafe.
“Rali quase perfeito. Obrigado à equipe e especialmente ao meu engenheiro. Este ano é para ganhar experiência. Conquistamos uma boa posição no asfalto e fizemos tudo o que deveria ser feito. O DS3 continua a ser um carro muito bom, estou entusiasmado com 2017”, disse o inglês, no final do rali.
“Era importante para mim fazer um rally com este nível,conduzir desta forma. É outro passo em frente, Todo mundo diz que a primeira vitória é aquela que se recorda com mais carinho, mas na verdade, para mim, é a segunda. Penso que havia seis pilotos do campeonato que podiam lutar pelo triunfo. Este é o meu segundo, mas consegui desta forma, controlando do início ao fim, o que prova que consigo fazê-lo. E com certeza no próximo ano conseguiremos melhorar em todas as áreas, com os novos regulamentos, o futuro é bastante entusiasmante para mim”, continuou.
No final, agradeceu aos fãs portugueses: “Portugal é um local especial para conduzir um carro de rally. Gostei realmente deste evento, e a quantidade de pessoas. Este resultado é provavelmente para os fãs portugueses, porque sempre apoiaram o Colin [McRae] e o Richard [Burns] durante muitos anos. Esta é para os fãs!”, concluiu.
Esta é a segunda vitória de Meeke na sua carreira, depois de ter vencido merecidamente o Rali da Argentina do ano passado, vencendo oito das 19 especiais que formaram o rali, administrando sempre a distância para os seus adversários da Volkswagen, após um inicio demolidor por parte do inglês, que esta temporada, corre em “part-time”, pois a marca francesa prepara-se para 2017.
Apesar de tudo, os Volkswagen não deixaram de lutar até ao fim e foi assim nas duas primeiras classificatórias do dia com Mikkelsen vencendo na primeira e Ogier devolvendo e vencendo na segunda. A razão era simples: ambos lutavam pela segunda posição, enquanto que Meeke controlava tudo deste o comando do rali. Tanto que antes da Power Stage, o inglês já tinha dito que iria abdicar de atacar: “Não vou arriscar na Power Stage. Só quero a vitória”.
E assim foi. Na mítica passagem por Fafe-Lameirinha (era a segunda passagem do dia), Ogier venceu, com Latvala e Mikkelsen completando o pódio e dando todos os pontos para Volkswagen. Meeke foi apenas oitavo.
Dani Sordo foi o melhor dos Hyundai ao ser quarto classificado, mas a mais de um minuto e 37 segundos, num rally que não foi fantástico para as cores coreanas – Sordo foi o único a chegar nos pontos. Mas o espanhol ficou a mais de três minutos e meio do francês Eric Camili, quinto e o melhor dos Ford, conseguindo aguentar os ataques de Jari-Matti Latvala, sexto no seu Volkswagen Polo R. Mads Ostberg foi o sétimo, isolado dos que estavam na sua frente e de quem vinha atrás já que Martin Prokop foi o oitavo, a mais de quatro minutos, e a dez da liderança.