browser icon
Você está usando uma versão insegura do seu navegador web. Por favor atualize seu navegado!
Usando um navegador desatualizado torna seu computador inseguro. Para mais segurança, velocidade, uma experiência mais agradável, atualize o seu navegador hoje ou tente um novo navegador.

WRC 2015 – Rally da Alemanha (Dia 1, 21/08/15)

Posted by on 22/08/2015

O Rali da Alemanha adquire nesta temporada contornos decisivos, pois pode ser este o local onde Sebastien Ogier poderá sagrar-se (mais uma vez) campeão do mundo, pelo fato de ter quase cem pontos de vantagem sobre o seu companheiro, o finlandês Jari-Matti Latvala. Alem disso é o primeiro rali puramente de asfalto do campeonato (à parte do rali de Monte Carlo), também seria interessante o comportamento de todos estes pilotos numa superfície diferente daqueles que estão habituados ao longo da época.

Feito o “shakedown” no dia anterior, o dia de hoje começou com os pilotos fazendo oito classificatórias e o primeiro líder foi Sebastien Ogier, que conseguiu vencer a inicial, conseguindo uma vantagem de 1,4 segundos sobre Jari-Matti Latvala, enquanto que Anders Mikkelsen ficou na terceira colocação, a 3,6 segundos do piloto francês. O “melhor dos outros” era o Citroen de Kris Meeke, que ficou a “apenas” 6,3 segundos do líder. “Eles têm alguma coisa que nós não temos”, lamentou, frustrado, o piloto da Citroën.

Tudo isto acontecia minutos antes do trecho ter ficado neutralizado por causa de… um cavalo. Devidamente retirado, a prova continuou. Atrás, Robert Kubica preocupava-se apenas “em conduzir”, depois de sofrer uma penalização de cinco minutos após a troca de motor do seu Ford Fiesta. Quem andava muito bem era o francês Sebastien Lefebvre, que com um Citroen DS3 WRC conseguia ser “apenas”… 12, 4 segundos mais lento do que os primeiros.

Nas classificativas seguintes, Ogier começou a afastar-se dos seus companheiros de equipe, vencendo as etapas, apesar de se queixar que procurava o seu ritmo: “Não foi perfeito. Ainda estou à procura do ritmo mas estou satisfeito”, confessou. Latvala, Mikkelsen e Meeke o seguiam, mas sem o alcançar, enquanto que Dani Sordo e Thierry Neuville lutavam pelo quinto posto e o melhor dos Hyundai.

Mas quando os pilotos chegaram à primeira passagem por Moselland, Latvala atacou e conseguiu 2,3 segundos a Ogier, para ficar com a liderança do rali por meio segundo. O francês reagiu na classificativa seguinte, na primeira passagem por Mittelmosel, reduzido a diferença para 0,1 segundos no final da manhã.

“Estou mais satisfeito com as afinações. Continuamos sem aderência. Não foi uma secção perfeita. Mas correu bem”, afirmou o francês, ao qual Latvala respondeu com otimismo: “Está tudo melhorando. É uma questão de acertar na frenagem. A manhã foi mais difícil do que esperávamos. Agora temos a assistência e normalmente à tarde o rali torna-se mais fácil”, comentou o finlandês.

A tarde começou com Ogier reagindo, determinado a ficar com a liderança. Conseguiu 2,4 segundos sobre Latvala na segunda passagem por Sauertal e mais 2,3 segundos na segunda passagem por Waxweiller. Com isto, conseguia um avanço de 4,7 segundos, que acabariam por ser de 9,5 no final do dia. “O carro está bom. Apanhei algumas curvas mais limpas do que estava à espera. Perdi algum tempo mas é melhor ser surpreendido assim do que ao contrário”, comentou o francês no final do dia.

Anders Mikkelsen manteve o terceiro lugar, mantendo uma constância que só seria perturbada na última classificativa do dia, quando o britânico Elfyn Evans foi melhor do que ele. Mas o monopólio dos Volkswagen no pódio não está ameaçado, já que está a 34,9 segundos do primeiro.

Dani Sordo conseguiu vencer o duelo interno na Hyundai e é o quarto classificado, mas está muito longe dos três primeiros, tendo um minuto e seis segundos de atraso face a Ogier. E se beneficiou dos problemas de Kris Meeke, que teve uma tarde desastrosa, primeiro por causa de uma saída de estrada, depois dos estragos causados, nomeadamente uma quebra de suspensão.

Thierry Neuville é o quinto, a menos de dois segundos de Sordo, logo, tem a capacidade de o atacar amanhã, pois os Fords de Elfyn Evans e do estónio Ott Tanak não estão longe, respectivamente, a um minuto e 22, e um minuto e 27 segundos. Com mais 3,6 segundos de atraso está Haydon Paddon, no terceiro Hyundai. Mads Ostberg é o nono, com o francês Stephane Lefebvre a fechar o “top ten”, na frente de Kevin Abbring e de Martin Prokop.

Confira um vídeo com o resumo da etapa!!

Deixe um comentário