Está chegando um momento singular no campeonato de regularidade do Rio de Janeiro e ele já tem hora, local e razão. Definir o campeonato quase que de maneira irreversível. E atenção, o negocio parece que vai pegar tanto que até curso de navegação incluso tem e como vocês sabem, não existe almoço grátis.
Apesar de um começo primoroso da temporada de 2018 nos desafiadores traçados de MARICÁ/RJ, o Campeonato Estadual de Rally de Regularidade do Rio de Janeiro 2018 não descansou e infligiu aos seus competidores uma dificuldade ainda maior nas etapas seguintes que rolaram em ITAIPAVA/RJ e SÃO PEDRO DA ALDEIA/RJ, sendo essa considerada inclusive um exagero seja em navegação, seja em traçado e desafios a carros e pilotos.
São Pedro da Aldeia foi um verdadeiro teste para pilotos e navegadores, um mar de balaios e pegadinhas diversas além de certamente um traçado digno de algumas trilhas leves, com a diferença de que cada segundo analisando o obstáculo representava largos passos para fora do pódio. Quanto ao campeonato, seu formato com duas provas por dia e quatro descartes obrigatórios ao final das doze provas do ano, praticamente reduz todo esse esforço para próximo ao ZERO e manter o ritmo é mais do que uma questão de honra e sim de sobrevivência no certame.
A questão de descarte, continua sendo algo controverso no campeonato, mas Eduardo da Hora capitaneando os esforços e comprometimentos por meio da TROVÃO VERDE, organizadora do rally é enfático: “Vamos manter as regras”, apesar de admitir que de fato mudanças serão feitas para 2019 buscando valorizar as equipes que se empenham em comparecer a todas as etapas. Abaixo, uma rápida análise pode ajudar ao leitor compreender o que vem ocorrendo.
Na categoria GRADUADOS Marcus Castelan e sua navegadora Roberta Castelan lideram enquanto Bruno Calixto e Paulo Manso ocupam a segunda posição com 31 pontos de diferença da primeira colocação seguidos por Luis Sono e Rosimere Dias em terceiro lugar afastados 38 pontos da segunda colocação. Aplicados os descartes obrigatórios (os quatro piores resultados são descartados), considerando que todas as provas serão realizadas, Marcus Castelan e Roberta Castelan que antes teriam uma vantagem de 31 pontos, literalmente EMPATAM com Bruno Calixto e Paulo Manso!! Os 31 pontos simplesmente explodiram junto com a diferença de Luis Sono e Rosimere dias que de 38 pontos passam apenas para 3 PONTOS para o PRIMEIRO LUGAR!!!
Na categoria TURISMO as duplas Paulo Guerra e Claudio Nicolau de 101 pontos passam com o descarte para 37 pontos, Bruno Soligo e Eduardo Meireles para 30 pontos sendo superado por Carlos Carvalho e Leandro Pereira com 40 pontos. Resumidamente, aplicando os descartes, apenas para fins de comparação, considerando todas as provas até o final do ano o segundo lugar foi superado pelo terceiro apesar de ter corrido todas as provas e seu colega competidor não. Mas regras são regras e não termina por ai.
A TURISMO LIGHT sem dúvida se mostrou ao longo do período uma das mais disputadas categorias e também está sujeita a benção e maldição dos descartes. André Souza e Pedro Souza de 79 pontos vão para 35 pontos, acompanhados por Marcus Casagrande e Rodrigo Mendonça de 55 para 37 pontos (e que passam para o primeiro lugar!), logo depois Reinaldo Cardoso e Cesar Junior que de 50 pontos passam para 34 pontos, ficando apenas 3 pontos do primeiro colocado!!
Por último a UNIVERSITÁRIOS vem flambando no mais puro conhaque as ambições dos competidores. Na última prova realizada, etapa de São Pedro de Aldeia, Alexandre Faria e Eric Guedes tiveram severos problemas ao longo da prova, com direito a quase perderem o para-choque traseiro de seu bólido, além de uma pane elétrica após a premiação que garantiam ao valente Jeep Renegade o lugar mais alto do reboque, mesmo assim mantiveram heroicamente a regularidade de campeões em todas as etapas totalizando expressivos 111 pontos sem contabilizar o descarte e 13 pontos de distância da dupla Marcio Glielmo e Gabriel Petruccelli com 98 pontos na segunda colocação, com sabor de vitória já que também tiveram problemas em seu audacioso Buggy Emis com direito a perder roda traseira e comer literalmente muita, mas muita lama já que apesar de valente o Buggy não faz muita cerimonia de compartilhar um pouco do terreno com os passageiros, tem que ter raça!
Claudio Costa e Fabio Costa em terceiro com 93 pontos e outro bólido tração traseira representando os “Air Cooled” em um charmoso Baja. Não bastasse a pontuação estreita, adicionando o descarte temos em primeiro Alexandre e Eric com 40 pontos, Marcio e Gabriel com 40 pontos e Claudio e Fabio com 37 pontos!! A diferença entre a primeira colocação e a terceira é de apenas 3 míseros pontos.
Lembrando que tudo isso é um “instantâneo” da pontuação, não se pode prever o que irá rolar nas etapas seguintes, porem, demonstra o quanto importante serão as 4º e 5º etapas do campeonato.
E com isso chegamos novamente ao ponto! Um campeonato inteiro convergindo nas cidades de Santa Maria Madalena e Trajano de Morais em uma rodada dupla, dois dias, totalizando quatro provas e um absurdo de possibilidades. Eduardo da Hora parece não se conter quanto ao objetivo de trazer ao Carioca de Regularidade um portfólio infindável de desafios, muito além do que a simples navegação, mas uma experiência completa que envolve inclusive logística e disponibilidade para competir.
Do centro do Rio de Janeiro até Santa Maria Madalena são aproximadamente 260 quilômetros com uma previsão de 3 horas e 40 minutos. A largada será em Maria Madalena e a chegada na cidade vizinha Trajano de Morais que fica a 30 quilômetros de distância, sendo que no domingo as coisas se invertem entre largada e chegada, partida em Trajano e chegada em Maria Madalena. O traçado é desconhecido, como todas as provas, mas notícias do front indicam uma prova “curta” com o objetivo de liberar os competidores para conhecer as cidades porem com um traçado que requer cuidado e atenção como em qualquer prova de regularidade, apesar de ser rico em belezas naturais.
O CAMPEONATO COMEÇA AGORA!
Confira os resultados, agendas e como se inscrever em https://www.rallycarioca.com.br