Todo ano, todas as etapas seguimos, torcemos e comemoramos as vitorias de grandes pilotos, navegadores e suas respectivas equipes. A cobertura ao vivo, seja por meio da mídia convencional, internet e etc sequer arranham a grandeza de uma etapa do WRC e hoje vocês irão de forma detalhada os inúmeros campeonatos que ocorrem dentro de uma simples etapa do WRC.
WRC2 – A porta de entrada para a categoria principal
A categoria de maior prestigio fora, logicamente, o evento principal (WRC) e considerada o ultimo degrau necessario para entrar no mundo do WRC. Iniciada em 2013 engloba carros 4×4 com diversas especificações (R5). Em 2017 os pilotos WRC2 correm sete rodadas de pontuação, descartando seu pior resultado. Este ano é obrigatório que entre as sete estejam os rallys de Portugal, Alemanha e Grand-Bretanha.
WRC Trophy – A saída encontrada para os carros WRC aposentados
Como sabemos, os carros de 2016 não podem ser utilizados em 2017 devido aos novos requirimentos, então o que fazer com bólidos de milhares de dólares em perfeito estado de funcionamento? Simples, uma categoria para eles!! O WRC Trophy basicamente é um campeonato semelhante ao WRC2 só que utilizando os carros “WORLD CLASS” que não se enquadram no regulamento 2017. Funciona do mesmo jeito, são sete rounds de pontuação, uso apenas dos 6 melhores tempos e com a diferença de não ter provas obrigatórias como no WRC2.
Junior WRC – A Categoria dos “novinhos”
Unica categoria do WRC com limite de idade, aceitando apenas pilotos nascidos após 01 de janeiro de 1988. Já os co-pilotos estão liberados dessa restrição de idade. Após três temporadas baseadas em carros Citroen a categoria terá como base em 2017 e 2018 carros FORD, todos correndo com bólidos idênticos enquadrados nas especificações R2 (Todos Ford Fiesta) suportados pela M-Sport e usando pneus DMACK. Este ano o Junior WRC irá rolar em seis etapas sendo elas em França, Itália, Polônia, Finlândia, Alemanha e Espanha. Os pilotos dessa categoria também pontuam na categoria WRC3.
WRC 3 – A categoria dos 4×2
Esta categoria 4×2 foi iniciada em 2013 sendo considerada como um passo intermediário para o WRC. Este ano alem dos pilotos específicos 4×2 com diversas especificações aceitas sejam em motores 1.6 ou 2.0 os pilotos da Junior também pontuam (Com carros 4×4 especificação R2) e serão necessárias sete etapas com o descarte do pior resultado sem necessidade de etapas obrigatórias.
RGT Cup – Apenas para carros FIA R-GT
Introduzida em 2015 a copa RGT é direcionada a pilotos da classe FIA R-GT que inclui em seu maquinário carros como PORSCHE 911, Abarth 124. O calendário de 2017 será realizado em cinco rodadas distribuídas entre o WRC e o FIA European Rally Championship, todas as corridas contam ponto, sendo assim, sem descarte algum.