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O ano novo chegou! E para o WRC significa apenas uma coisa: “As primeiras etapas estão logo ali!”

Posted by on 02/01/2017

Após toda a movimentação com o final do campeonato e noticias do afastamento da equipe oficial da Volkswagen, alem da dança das cadeiras com os pilotos do WRC. Sem contar os testes secretos, novos desenvolvimentos, procedimentos das equipes, novos carros mais poderosos… Enfim esta chegando o dia da estreia do WRC 2017!! Marque a data no calendário, 19 de Janeiro de 2017 no Rally Monte Carlo.

E isso é apenas para começar… Com os novos carros finalmente acabam as duvidas de como os pilotos irão lidar no “valendo” com seus novos bólidos em combate. Alem disso precisamos nos acostumar! Afinal de contas Sebastien Ogier em um Ford Fiesta?! Impensável, inconcebível apenas uns meses atrás, mas é verdade! Acredite! E a Toyota? No que sera que vai dar essa toca de coelho? Só o tempo dirá!

Mas não se preocupe, para que todos nós possamos nos acostumar o time da WRC irá lançar diversas dicas e guias sobre os carros, equipes e regulamentos, em resumo, ninguém vai ficar confuso com a nova temporada do WRC. Entretanto, abaixo algumas informações para você ficar por dentro logo de cara.

Os novos World Rally Car

Mais leves, maiores e mais espetaculares que os modelos anteriores os novos carros 2017 se ajustam as novas regras e possuem uma liberdade aerodinâmica absurdamente maior que seus antecessores, some a isso mais potencia e novos diferenciais centrais ativos. Após extensivos testes em 2016 os novos carros da Citroen, Hyundai, M-Sport e Toyota irão debutar no “matador” Rallye Monte-Carlo, abaixo mais alguns pontos que os tornam especiais.

Carroceria

No minimo 10 quilos mais leves e 55 mms maiores que seus antecessores, sem contar o visual 100% mais agressivo graças aos kits aerodinâmicos. Na frente um spoiler com quase 60 mm de projeção e um difusor traseiro com mais 30 mms deixando o bólido extremante agressivo, pouco se comparado com o ganho aerodinâmico. O bodykit conta com um espaço para rodas maiores e um aerofólio gigantesco para um downforce insano e um grip acima da media. Grelhas, dutos e muitas canaletas conduzindo o ar produzido no deslocamento para os pontos quentes do bólido (motor, freios, etc). Novos bancos, novas barras de proteção, novas portas tudo com o foco de proteger a tripulação.

Debaixo do Caput

Na frente, um motor de 1.6 litros, 4 cilindros, turbo se mantem como o ano passado, porem, o restritor do turbo subiu de 33 para 36 mm dando um tapa na cavalaria de 310 para 380 hps. Limitando o booster para 2.5 bar o torque gira praticamente o tempo todo em 430 nm. A caixa de marcha com seis velocidades sequenciais possui upgrades que a deixam mais ágil e mais leve, traduzindo maior força nas rodas e não é só isso, pela primeira vez desde 2010 a caixa possui um diferencial central que permite que o piloto escolha uma porcentagem de atuação entre os eixos dianteiros e traseiros.

A sensação de pilotar…

O novo carro pode ser definido assim, como depoimento de Kris Meeke:

“É um grande passo desde 2016. Quando você pilota com raça, ele se torna uma fera diferente. Você precisa se entregar ao jogo, cada metro, para se manter no controle”

Vamos ver como será!

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